loader image

Sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE

Conheça o método de reflorestamento utilizado pela RIO8

A Agricultura Sintrópica, conceito apresentado pelo Ernst Gotsch, mais do que um simples consórcio entre madeira e herbáceas é baseado na Sintropia.  É um conjunto de ações, técnicas e preceitos que buscam a produção de alimentos de maneira natural, a renovação do solo e de florestas através de técnicas de plantio sustentáveis. A sintropia, ao contrário da entropia, vai do simples para o complexo. Por meio da sintropia, a vida foi complexificando a energia vinda do Sol nas mais diferentes formas de vida, transformando-a e armazenando-a, formando assim uma complexa rede viva. Na prática é a busca por um sistema em equilíbrio onde toda a espécie tem seu papel. A Agricultura Sintrópica é uma Agrofloresta mais complexa e sem a utilização de venenos e herbicidas.

Diferenças entre o modelo convencional de reflorestamento e a metodologia sintrópica

No plantio convencional basicamente é utilizada a seguinte metodologia: “limpeza” da área, que é a retirada de todo tipo de vegetação indesejada no reflorestamento, que é feita utilizando roçadas, capinas e/ou capinas químicas (utilização de herbicidas). Abertura de covas para plantio, adubação química, correção de pH do solo, plantio de espécies florestais em espaçamentos de 2m x 2m ou 3m x 2m, combate a formigas cortadeiras com formicidas químicos, controle de pragas e doenças com a utilização de agrotóxicos e irrigação. Nesta metodologia de plantio, há uma enormidade de espaços vazios que não são ocupados, o que por sua vez, resulta em uma crescimento de ervas invasoras e gramíneas, o que demanda um enorme trabalho de manutenção nos primeiros dois anos para evitar o sufocamento das mudas de árvores plantadas.  O consumo de água para a irrigação é alto, a utilização de fertilizantes químicos causa a acidificação do solo e os agrotóxicos causam contaminação do solo e lençóis freáticos e mortalidade da microfauna do solo e muitas vezes da fauna local, como pássaros e pequenos mamíferos.

A Agricultura Sintrópica, tenta maximizar a fotossíntese, com um plantio em alta densidade, pois quanto mais fotossíntese, mais vigoroso é o sistema.

Na agricultura sintrópica busca-se ocupar cada um dos nichos em sua plenitude, ou seja, ocupar cada nicho com o maior número de indivíduos das espécies mais eficientes para cada uma das tarefas, utilizando-se diversas espécies de plantas de vários estratos e ciclos de vida, pois as árvores, muitas vezes na sua maioria plantadas de sementes levam tempo para ocupar ou sombrear seu lugar. Em paralelo, com a utilização de maior quantidade de raízes trazendo mais vida abaixo do solo.   Nos nossos reflorestamentos a cobertura do solo é primordial, somente ela vai devolver a fertilidade ao solo novamente. Com a cobertura do solo com material de poda e roçada, observamos um aumento da matéria orgânica do solo, aumento do pH do solo e consequentemente, o aumento da fertilidade natural do solo, favorecendo o desenvolvimento das espécies arbóreas plantadas. Estamos apenas imitando o que a natureza faz, imitando a dinâmica das florestas, ou seja, diversos tipos de plantas convivem juntas, como nos estratos de uma floresta, que tem plantas rasteiras, herbáceas, pequenos arbustos, árvores de porte baixo, árvores de porte médio e árvores altas e dominantes.

Com o solo sempre coberto, quer por cobertura morta (material de podas e roçadas) ou pela cobertura dos vários estratos do plantio (plantas rasteiras, herbáceas, arbustos e árvores), a incidência da luz solar no solo é mínima, o que faz com que haja um consumo menor de água ou uma menor perda de água por evaporação no solo. O controle de pragas e doenças é feito através do plantio de grande variedade de espécies, o que melhora o equilíbrio ecológico do sistema.

Entenda o processo utilizado pela RIO8 para reflorestamento de seus empreendimentos.

O que é uma E.T.E.?

Antes de explicar o que é uma E.T.E., você precisa saber que o esgoto doméstico é composto por toda água e resíduos que ela carrega pelos encanamentos das casas, escritórios e estabelecimentos comerciais. Ou seja, pode-se dizer que é todo o lixo que produzimos utilizando a água que desce pelas pias, vasos sanitários, chuveiros e ralos da casa. O tratamento dos resíduos, então, é feito pelas ETEs. Por meio de processos físicos, químicos e biológicos de decomposição, impostos pelo padrão de saúde da Resolução CONAMA nº 357/2005, esses sistemas conseguem tratar o esgoto antes de lançar no meio ambiente. O tratamento do esgoto doméstico, além de preservar o meio ambiente, evitando a contaminação de rios, lagos, represas e mares, ajuda a evitar doenças como esquistossomose, leptospirose, cólera e doenças de pele.

Para o empreendimento Cenário dos Pássaros, a ETE proposta eleva o grau de tratamento desse esgoto possibilitando a sua reutilização em regas e jardins de áreas verdes, de acordo com  a norma ABNT NBR 13969. O projeto proposto e aprovado atende às legislações Federais, Estaduais e Municipais e de forma inovadora propõe uma reutilização do esgoto,  tornando ainda mais sustentável a implantação do empreendimento.

Hoje, em Teresópolis, cerca de 60 mil habitantes  não têm acesso à água tratada, pois o município ainda não conta com  sistema público de coleta e tratamento de esgoto.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para cada real investido em saneamento há uma economia de R$ 4,00 em saúde.

Quais as principais vantagens para o condomínio que conta com um programa de sustentabilidade interno? A principal é a redução  de custos, graças, principalmente, à otimização energética e ao melhor aproveitamento da água. Os impactos positivos na vida dos moradores podem ser vistos na saúde, por meio da utilização de materiais com baixos índices de Compostos Orgânicos Voláteis (poluentes atmosféricos nocivos à saúde), no controle da qualidade do ar, e até na conscientização para a preservação dos recursos naturais por meio de práticas como a coleta seletiva.

Vale destacar ainda que, de acordo com estudos do US Green Building Council (USGBC), entidade dos Estados Unidos responsável pela certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), critério mundial utilizado atualmente, as construções verdes apresentam ganho em produtividade dos funcionários que pode chegar a 16%, reduzem em até 30% o consumo de energia, 50% o uso de água, 35% a emissão de gás carbônico, além de diminuir a poluição gerada pela construção e pela operação do empreendimento. No caso dos condomínios, os custos de manutenção e de operação são até 40% menores, com vida útil prolongada.

Estação de tratamento de Esgoto com reuso de água para regas em áreas verdes

Reutilizando até

90%

do efluente gerado

BENEFÍCIOS DO REUSO

  • Redução no consumo de água potável;
  • Redução no valor da conta de água;
  • Consumo sustentável reutilizando até 90% do efluente gerado;
  • Aproveitamento maior dos bens naturais adicionando água de chuva ao sistema de consumo.

Os pluviômetros de Teresópolis registraram em 10 anos uma chuva com intensidade de 234 milímetros. Estas chuvas foram estimadas por meio da relação Intensidade x duração x frequência (IDF), com base nesses dados. O projeto do Cenário dos Pássaros direciona as águas de chuva captadas nas áreas de estacionamento para um reservatório de retardo, que tem a função de reter

a água por, aproximadamente, 40 minutos no período de pico máximo. Esse processo contribui para não aumentar o volume de água de chuva no Rio Albuquerque, permitindo uma maior velocidade de escoamento e um menor tempo de concentração, trazendo benefícios para toda a bacia de contribuição.

Todos os produtos utilizados em nossas obras são atestados e aprovados pelo programa PBQP-H (Programa Brasileiro de qualidade e produtividade do Habitat). Mais uma garantia de qualidade para os clientes!

EMPRESAS DO GRUPO
EMPRESAS ASSOCIADAS
CERTIFICAÇÃO
RIO DE JANEIRO/RJ

Nova America Offices - Av. Pastor Martin Luther King Jr, 126, sala 1507, torre 3000 | 20765-000 | Del Castilho |
Rio de Janeiro/RJ

(21) 35535705

contato@rio8.com.br

PETRÓPOLIS/RJ

Central de Vendas (Mall) - Estrada União Indústria, 5.077,
loja 15 | 25720-111 | Corrêas | Petrópolis/RJ

(24) 22231131

contato@rio8.com.br

Copyright - Todo os direitos reservados / Rio8